terça-feira, 22 de novembro de 2011

Poema lírico

Amor em paz

Eu amei
Eu amei, ai de mim, muito mais
Do que devia amar
E chorei
Ao sentir que iria sofrer
E me desesperar

Foi então
Que da minha infinita tristeza
Aconteceu você
Encontrei em você a razão de viver
E de amar em paz
E não sofrer mais
Nunca mais
Porque o amor é a coisa mais triste
Quando se desfaz
Vinícius de Moraes
Tema: O amor em paz
Tese: O eu - lírico ressalta a dor de um amor acabado e cita a alegria e a paz de um amor correspondido .

4 comentários:

  1. Esse gênero se preocupa principalmente com o mundo interior de quem escreve o poema: o eu-lírico.
    A escolha desse poema de Vinícius de Moraes, foi excelente, pois ele realmente trás consigo, características desse gênero.
    Adorei o poema, principalmente porque nos leva a reflexão de um amor correspondido,com paz e sem sofrimento.

    ResponderExcluir
  2. Ah, Vinicius e sua paixão pelas mulheres...

    ResponderExcluir
  3. Adorei o poema, a forma como ele coloca sentimentos em palavras é maravilhosa! E a análise simples nos explica a tese deixando que a gente complete o sentido...

    ResponderExcluir